29 de maio de 2007

Para quem não leu no Angra.net




Para quem não leu no Angra.net, deixo aqui o diário que escrevi sobre a tour na América Latina.

Como vocês poderão ler, não tive tempo algum de tirar fotos. Apenas no meu passeio pelo centro de Santiago, o qual deixo aqui duas fotos. A outra foi do evento de guitarristas "Rock Masters" que acontecem em Santiago também conforme conto abaixo.



Aí, galera do Angra.net!

Vou escrever um pouquinho sobre como foi nossa tour pelos países irmãos da América Latina. Faz tempo que alguém da banda não escreve por aqui, portanto, já começo pedindo desculpas pela ausência de todos nós.

Saímos do Brasil sabendo que seria uma tour bastante cansativa, pois os vôos seriam na sua maioria de madrugada, não deixando praticamente nenhum tempo para a banda dormir. Quero dizer, dormir deitado, pois dormir homeopaticamente em cadeiras de aeroportos, vans, aviões etc., isso até que a gente já é expert.

Além da agenda apertada, não pudemos contar com a equipe técnica inteira. O Marquinhos, roadie de bateria, não pôde ir. Assim, o Aquiles se desdobrou para ajudar os roadies locais na montagem da batera, na passagem de som e, é claro, na garantia de que tudo daria certo durante os shows. Na equipe, tivemos conosco apenas o Silveira, técnico de som, e o Fantoni, técnico de guitarra. Os dois realmente se empenharam e fizeram um perfeito trabalho.

Saímos de São Paulo para a Costa Rica, local do primeiro show. Claro que não foi simples assim, pois tivemos escalas no Rio de Janeiro e no Panamá, deixando a viagem com mais de 12 horas de duração.

A Costa Rica é um país interessante. Apesar de estar na América Central, nunca foi palco de famosos conflitos, como ocorreu na Nicarágua, Honduras, El Salvador... É um país com as pessoas bem tranqüilas, amistosas e alegres. Como eles mesmos dizem: "Pura Vida".

Depois da longa viagem, fomos direto para uma sessão de autógrafos conhecer os fãs costa-riquenses. O problema foi que não pudermos ver seus rostos tanto assim, pois logo quando chegamos à loja, uma chuva monumental ao melhor estilo tropical caiu e um blecaute aconteceu na cidade. Fizemos os autógrafos mesmo assim...

O show foi muito bom! Pura Vida! É sempre muito emocionante ir a um país ou cidade pela primeira vez e descobrir quanta gente conhece o nosso trabalho, respeita e admira a longa carreira do Angra.

Logo na manhã após o show fomos para o aeroporto rumo à Colômbia. Foi muito engraçado passar algumas horas no aeroporto e notar que várias pessoas pediam autógrafos ou olhavam para o Felipe. Estávamos o Rafael, eu e o Felipe juntos. Algumas pessoas vinham e pediam o autógrafo do Felipe apenas... Muito curioso. Daí, descobrimos que todos estavam achando que ele era o vocalista do Maná (famosa banda mexicana). O Felipe até falou para uma mulher que não era ele, mas ela continuava olhando com aquela cara de “me engana que eu gosto”...

A Colômbia já é um país a que fomos algumas vezes. Temos algumas amizades e um belo relacionamento com os fãs em Bogotá. Tocamos no mesmo lugar da turnê do Temple Of Shadows, El Teatron. Foi uma grande noite, com o El Teatron lotado e com o público cantando todas as músicas. Realmente inesquecível.

Infelizmente, com a correria dos vôos, não houve tempo para dar uma volta por Bogotá. O centro antigo da cidade é muito bonito, tem um teleférico que leva a uma igreja no alto de um morro de onde é possível ver toda a cidade. Há outros pontos turísticos, como a casa do libertador Simon Bolívar, mas desta vez nada disso deu para aproveitar. Inclusive, a tarde de autógrafo foi marcada para acontecer na manhã seguinte ao show, uma segunda-feira às 10 da matina. “Manhã de autógrafos”! Todos nós achávamos que não haveria ninguém, mas que nada... Algumas centenas de pessoas nos esperavam. O problema foi que iríamos direto para o aeroporto, então, não pudemos atender a todos.

No mesmo dia, chegamos ao Peru, lá pelas oito da noite. Uma longa viagem novamente... Esse dia, disseram, seria nosso dia de descanso. Mas descanso não existe no nosso vocabulário. Foi, sim, mais um dia de aeroporto, avião, raio-x, vans, malas, controle de passaporte e todas as chatices de uma viagem internacional.

Quando chegamos ao hotel, nos avisaram que haveria uma curta “noite de autógrafos”. Novidade... Lá fomos nós, às 22h, para a noite de autógrafos. O Rafa já estava lá, pois no mesmo lugar havia feito um workshop. Como era a nossa primeira vez no Peru, foi divertido conhecer cara a cara centenas de fãs desta terra Inca.

Durante o dia, foi possível dar umas voltas pelo bairro Miraflores e conhecer a costa do Pacífico do nosso continente. Comida e visual espetaculares. Porém, à noite o encantamento foi maior ainda. Com a casa superlotada e uma multidão de peruanos cantando as músicas, desde os remotos tempos do Angels Cry até o atual Aurora Consurgens, e todos da banda tocaram com uma empolgação extrema.

Acabado o show, tínhamos apenas duas horas para descansar e arrumar nossas coisas rumo ao Chile. Saímos do hotel às 3 e meia da manhã e só chegamos ao hotel do Chile às 4 da tarde... Mais uma vez, cochilos intermitentes no melhor estilo Leonardo da Vinci...

Eu tinha um workshop com outros grandes guitarristas chilenos e, mal cheguei ao hotel, fui direto para o evento. Havia umas 700 pessoas e foi uma noite muito legal, onde pude fazer novas amizades e conhecer grandes músicos chilenos.

No dia seguinte, dia do show, estávamos tranqüilos para andar pela cidade. Cada um tomou seu rumo. Estávamos bem no centro de Santiago e eu fui dar uma volta pelo museu de história do Chile e pelo museu de Belas Artes. Havia várias obras do famoso pintor Chile Mata. Para quem gosta de pintura moderna, vale a pena conhecer. O Chile me dá um mix de inveja e felicidade. Feliz por ver um país sul-americano limpo, organizado e em pleno desenvolvimento e inveja por ver que o Brasil deveria estar nesta posição. Como nós sabemos, ainda vemos nosso desenvolvimento travado por causa das politicagens tupiniquins, mas isso é outro assunto.

O show foi no mesmo ginásio em que toquei com o Angra em 99, na tour do Fireworks. Boas memórias daquele show, quando o exército entrou para mandar parar a música que estava muito alta. Na nação onde muitos ainda idolatram Pinochet, isso me parece uma coisa normal. Desta vez, porém, foi tranqüilo. Ginásio lotado e com um público muito sedento para ouvir as músicas novas e do Temple – já que a última vez em que estivemos lá tinha sido na tour do Rebirth.

Mais uma vez fomos depois do show praticamente direto para o aeroporto, agora rumo a Buenos Aires, Argentina. Na Argentina, também estivemos pela última vez na tour do Rebirth. Assim, os ingressos já tinham se esgotado dias antes do show e sabíamos que seria muito boa a receptividade do público. Uma coisa temos que falar bem dos argentinos: quando eles cantam as músicas de estádio de futebol em coro – “Angra no se vá” –, não tem como não ficar emocionado e deixar o público cantar até cansar. E nós só olhando com cara de crianças felizes.

Em resumo, mais uma vez voltamos de uma turnê pela América Latina falando em voltar em breve e nos perguntando por que não tocamos com mais freqüência por lá. O público, as pessoas, os shows, as amizades, a cultura... Enfim, todo este contato é o melhor que tiramos dessa nossa vida de músicos errantes.

Beijos e abraços
KIKO LOUREIRO

28 comentários:

daniela prata (aju-se) disse...

=D

A galera de Santiago deve ter gostado...dá pra perceber só em olhar pra caras deles! o/
Todo mundo empolgadão vendo Kjiko de pertinho.

^_^


Beijoooos e abraços!
;**

dani

Tania Samara disse...

Kiko...
vc, que gosta muito do Japão, deve conhecer X Japan não é???
Vc conhece o Yoshiki pessoalmente?
O que acha do trabalho deles?
Ontem em Los Angeles ele promoveu um Festival de JRock, que parece ter sido bacana.
Tenho observado que muitos fãs do Angra têm escutado X Japan e outras bandas japonesas. Agora parece até febre...
Vc gosta? Tem alguma opinião formada sobre o assunto?

shukufuku,

Tania.

Hellen disse...

Primeira vez que um comentário meu fica entre os 5 primeiros, uau!
É, eu trabalho de manhã né, num dá pra ficar entrando no seu blog haeuah.
Eu liiii no Angra.net, aliás, a home do Angra é a página inícial do meu pc, então eu sempre leio. Aí pensei "Se ele atualizou aqui, deve finalmente ter atualizado o blog, já que eu sempre passo e ainda tá no post da Rússia!"

Chegando aqui! 2 posts! olhaaa! sensacional!

Nunca vi semelhança entre o Felipe e o Vocal do Maná! Eu hein! Isso porque acho que o carinha deve fazer mais shows lá, do que aqui, sei lá!

Meu irmão trabalha na Gol, vou ver se ele arranja uns vôozinhos pra mim, assim eu posso assim...dar uma visitinha por Buenos Aires quando forem lá. (risos)

Porque eu sempre deixo comentários grandes????

Beijooos Kiko!

thaleao disse...

Fotos muito bonitas como sempre.
Muito bom saber q vcs são reconhecidos em vários paises..
Assim o Angra sempre estara crescendo..
Felipe cara do vocalista do Maná.. esse povo esta precisando de oculista.. kak
beijocas....

Duda Pimentinha disse...

Mas olha que legal, sou uma das primeiras a comentar aqui. Sério, to ficando muito esperta ultimamente... :D

Deve ter sido engraçado a mulher com aquela cara de "me engana que eu gosto." hahaha
Po, até que Maná é legalzinho, vai...

Eu também quero ir nessas turnes, mesmo sabendo que é cansativo, mas da boas histórias, não?

Bjaozao
;**

Mari Moura disse...

Olá KIKO !
Ufa! até eu fiquei cansada com a tour...acredite,dormir homeopaticamente faz bem a saúde.rs rs rs...Vcs realmente vivem tdo q há para viver(há mto ainda)pq aprendem a cultura de outros povos vivenciando, e melhor compartilham com os fans,legal!
O Aquiles trabalhar um "pouquinho"
é bom,mas o Felipe ser confundido é por causa dos cabelos...acho.Que pena o Br não seguir esse exemplo de evolução.(sem comentários,não é?)
Qto as fotos são realmente lindas,sempre mostrando bem as coisas e lugares que representam as belas artes de um povo, num estilo bem Kiko Loureiro,gosto mto de aprender com vc.Parabéns!

Paula disse...

Ótimo texto. Inteligente e detalhado. Deu a impressão de que eu também estava nesses lugares...
Beijos

Paulytas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glória Maria disse...

Que lindas as fotos, Kiko! :)
Você escreve muito bem! Nossa!... se expressa super bem... Nós acompanhamos atentos e curiosos as palavras do Kiko! :)

Bom, felizes de vcs que podem viajar tanto assim e ainda fazendo o que gostam; e que, por sinal, fazem muito bem!!!!!!
Só tendo esses prazeres de conhecer vários cantos do mundo, ter contato com culturas mais próximas das nossas e mais distantes também, tudo quase que concomitantemente, pra compensar essa correria que é a vida de vcs, né? E sem falar o prazer de receber os aplausos e o gritos de "não se vá"...hehe (que bom deve ser isso)enfim, o reconhecimento pelo brilhante e competente trabalho de todos esses anos!!!

Parabéns, Kiko!
Obrigada por compartilhar com a gente! :)

Flávia Balboa disse...

Eu ja tinha lido esse texto no flog do Angra...
Apesar de passar por sacrificios qdo se faz uma Tour, a recompensa vem no carinho,no respeito do publico.
Sorte sua de poder viver isso,de viver da musica. E eu to estudando,ralando pra um dia isso acontecer comigo tambem.
(Aff meu teclado ta desconfigurado,acentuaçao foi pro espaço!hehehe)
Ah,lindo esse centro historico de Santiago!
Bjos!
;P

Camila Hammett disse...

Oi! Kiko
flw muito bem nesse post, as fotos são ótimas tbmm

cara to rindo até agora do felipe, muito hilário, ah o Brasil do jeito que ñ vai pra frente ñ


vlw Kjiko, te adimiro muito, pra mim vc é o melhor guitarrista do mundo

beijos!

Graziele Rock N Roll disse...

Oi kiko adorei as fotus e o diário!! to rindo ate agora do felipe hauhauhau vocal do maná hauhuahua e meio parecido mesmo!!! BJUS

Fiorella =) disse...

Hi Kiko!!
I'm writing from Peru, not using Spanish cause I'm not sure if you'll understand ^^'.....
Anyway, just wanted to say that your music is awesome!, I really love your work, you are the best guitarrist ever!! =D
Will you come back to Lima someday? I really hope so! You and Angra have a lot of fans over here (including me of course!)!!!, Angra first concert in Lima has been the best thing that has happened to us in loooooooong time.
Lot of kissesssss
Fio

Pamella disse...

Imagino cada uma que acontece nessas viagens... Mas essa história do Felipe eu acho q foi a melhor! ahhahahaa

Vou t mandar outro e-mail amanhã!
Já sabe o assunto!^^

beijos
PamÉlla

pikena disse...

Muito bonito o centro de Santiago!

Seu texto está bem escrito... sempre com aquela pitada de cultura que eu, particularmente, aprecio bastante.

Nem posso imaginar quão cansativa é uma tour como essa. Mas ouvir um coro de "Angra no se vá" compensa qualquer cansaço. Imagino a emoção.
É uma grande recompensa para essa sua vida de músico errante (citando suas palavras).

Beijos.

Javiera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Javiera disse...

Estoy muy feliz porque tomaste en cuenta lo que te dije la vez pasada (de que hablabas de Europa no más), y por tanto "creo" que entendiste lo que escribí, si es que no fue sólo coincidencia =(.
Me dio un poquito de pena no poder verte en Santiago cuando paseaste por el centro, yo también andaba por ahí, claro que andaba un poco desconcentrada porque acababa de tener dos pruebas (química y procesos sicológicos) a lo que se sumaba el cansancio de la noche anterior, porque también te fuí a ver el día anterior al workshop, y estuvo realmente sensacional, además debo decir que los grupos chilenos también tocaron muy bien,lo único que opaco la jornada fueron los problemas con el audio, pero aun así todo salió demasiado bien.
Al otro día estuvo muy bueno el show en el Caupolican, pero nos quedamos con ganas de escuchar más Angra (y creo que hablo por todo Chile), ojalá vuelvan luego a Chile, para volver a escucharlos en vivo y a ti obviamente.
Besos y saludos, desde Chile

PD 1: debo confesar que fuí yo quien te gritó, en la ronda de preguntas, desde el publico: "KIKO TE AMO!!".
Gracias por responderme me hiciste muy feliz!! =), al otro día me fue muy mal en las pruebas, pero feliz por la experiencia de verte tocar en vivo...y por responderme el te amo >__<, dejo acá la dirección del video donde salgo gritandote, es muy gracioso : www.youtube.com/watch?v=x5bs0FCNrn8

PD 2: Para el otro post aprenderé a escribir en portugués =)

jo disse...

Olá, Kiko!
Quaaaanto tempo!! E aí, tudo bem?

Descobri seu blog totalmente por acaso... como não encontrei nenhum email para deixar esta mensagem, minha alternativa foi deixar por aqui mesmo! Sorry por usar este espaço...

Aqui quem vos fala é a JÔ, e nos conhecemos há "sééééculos" (rs)... não sei se irá lembrar ('ruiva, branquinha, olhos azuis' dos tempos de "Black Jack, Manifesto", em que conversávamos muuuito sobre a vida em geral... aliás, vc é geminiano, não é? Então, deve estar fazendo aniversário neste período... Aproveito desde já para te dar os PARABÉNS!!

Enfim... caso não se lembre, vá até o Orkut e procure por JÔ BICUDO. Acho que será mais fácil relembrar, ok? :)

Sinceramente, não pude ler todas as suas "peripécias", mas deixo registrado que foi bem bacana te 'encontrar' por aqui, num blog com a ótima proposta de informar seus passos aos fãs.

A propósito, te vi no Programa do Jô e pergunto: há previsão daquele show aqui em Sampa? É muito bom e gostaria de assistir!

Bom, se for possível, responda no email: locutora@jobicudo.com.br, pois apesar do blog ser bem legal, ainda sou adepta da privacidade!

Beijos e MUITO MAIS SUCESSO para você!!

Sylvia disse...

Fala ai cabrón.... nesse post vc me venceu.... não consegui encontrar nenhuma gracinha pra dizer.... foi muito sério... e foi bem legal... (odeio admitir... quase escorreu uma lágrima no canto do olho direito...)
Muito legal mesmo!

Bjs

PS: Espero que isso não se torne rotina.... posts tão serios....

_jéssyka_ disse...

ola kiko...

nos cara seu post tah mto serio msm...
e deu ate uma peninha de vc's viw...
fik sem dormir direito deve ser mto pessimo...
e essa historia do felipe foi mto bizarra hein...rsrs

bjOO
e ti amo!!!

roberta iluar disse...

oi!
tudo bem?
BOM ROLEI DE RIR COM O A HISTÓRIA DO ANDREOLI...(NADA A VER)
MAS MESMO SENDO TUDO MUITO CORRIDO E CANSATIVO,DEVE TER O LADO BOM..COMO VER LUGARES MARAVILHOSOS COMO ESTES..CONHECER PESSOAS NOVAS
E SABER QUE O ANGRA é ESPERADO EM MUITOS LUGARES DESSE MUNDO..
AGORA V SE DORME EM UMA CAMA BOA,
DESCANÇA DEPOIS VEM PARA O RIO DE JANEIRO ...PQ ESTOU NA ESPERA..
BEIJOS

lipa disse...

Oi,
Porra! Que texto enorme!
Nem eu quando escrevo no meu diário (se o tivesse lol), escrevo tanto!
Gostei!
bjs

Rebirth disse...

Que fotos bem giras, kiko!
Como eu gostava de viajar pelo Mundo.
Beijinhos gandes da fã de Portugal
Sónia

P.S.

Já ouvi o Álbum "No gravity"
Adorei, espero que visites aqui o país irmão para breve

DIEGO disse...

no gravity é o melhor cd de q ja ouvi,sou seu fã

misterioso disse...

kiko?
só precisamos de um show aqui na capital mais verde do país!

Anônimo disse...

Nice post! GA is also my biggest earning. However, it’s not a much.

rH3uYcBX

Jander de Almeida disse...

kiko,em q ano vcs do angra vem torca em manaus.
abraoos pra galera do angra.

Jander de Almeida disse...

kiko,quando vcs do angra vem torca aqui em manaus estou esperado.valeu
abracos pra galera do angra