15 de maio de 2008

Lembro-me como se fosse hoje o dia em que fui me matricular no IGT.Escola nova, moderna,em pleno ano de 1987.Eu tinha um sonho... queria aprender a tocar guitarra da melhor forma possível - fui logo fazer o teste para saber meu nível.

No auge dos meus 15 anos, recebi em mãos a guitarra dos sonhos com uma pedaleira de última geração que eu nem sequer sabia que existia no Brasil para gravar minha performance. Controlando o porta-estúdio e aqueles inúmeros botões nada menos que Wander Taffo.
Guitarrista famoso, ídolo das canções de novela, virtuose, experiente, gentil e educado. Sorriu, desejou boa sorte e apertou o Rec.

No melhor cantinho do meu imaginário, aquele em que guardamos os momentos que não queremos nunca esquecer, aquele que não fica no cérebro mas sim dentro do coração, está a lembrança deste dia do teste.

Posso dizer que foi um momento que acelerou a minha vontade de tocar. Fiquei em busca da palhetada perfeita que só o Wander tinha, nos countries à la Steve Morse que ele compunha e tantos outros exercícios que faço e ensino até hoje.

Depois eu cresci... mas ao longo destes tantos anos, a imagem do Wander Taffo continou e continuará sempre como a de um Mestre.Para quem não o conheceu, imagine um cara amável, engraçado, debochado, contador de histórias hilárias e amigo de todos. Com ele a cobra fumava e tudo estava sempre Lararí...

Transmitia com veracidade calorosa que amava a todos nós guitarristas. Nos tratava como filhos, querendo sempre o melhor para todos. Sempre com dizeres, experiências e ensinamentos para dividir.
O Wander indubitavelmente é um grande exemplo. Criou a sensação de confraria, irmandade, amizade e não competitividade entre todos nós guitarristas brasileiros.

Descanse em paz

39 comentários:

May disse...

Pois é...descanse em paz

Anônimo disse...

Pois é,infelizmente é uma grande perda para todos nós! Fiquei chocado com a notícia pois estava ansioso pelos novos trabalhos que estavam por vir! Se não me engano o Wander estava para voltar com a Banda Taffo fora o trabalho com a Rádio Taxi. É uma pena mesmo,

Descanse em Paz Wander...

KLAUTER DANTAS

Sylvia disse...

Uma grande perda para a guitarra no Brasil. O que ele fez pelo ensino e incentivo musical jamais será esquecido. E sem dúvida, ele está na memória de Deus. (João 5:28, 29)
Beijos..

Flávia Balboa disse...

É,o cenário musical perdeu um músico de grande competência... O Rock tá de luto!
Descanse em paz,Taffo!
=/

pikena-chan disse...

Eu sei bem como é isso de realizar um sonho... e quando alguém nos dá uma mãozinha, essa pessoa torna-se de alguma forma especial p/ nós. Num momento de tensão, ansiedade, um simples sorriso tranqüiliza, encoraja.

Em todas as vezes que vi o Wander, estava sempre sorridente, extremamente atencioso com todos...
Fiquei chocada e muito triste com a notícia. Um grande e importante guitarrista e educador de peso.
Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos.
O rock está de luto, mesmo. Uma pena quando alguém de tanto talento nos deixa prematuramente.

Pois bem, fica o seu legado como músico e como ser humano. Descanse em paz.

Pikena-chan.

Adriana disse...

Nossa acbei de ficar sabendo é uma pena para todos nós,que amamos guitarra perder o Wander, que pelo menos fique uma boa lembrança de alguém que fez muito pela música brasileira.

paty disse...

"Nothing on earth stays forever but none of your deeds were in vain ,deep in your hearts you will live again ,you're gone to the home of th brave..."

marie Rodrigues disse...

Wander Taffo, nos deixou muito cedo. Mas, sabemos que estamos de passagem nessa Terra. Sempre ouvi dizer que os que nascem para música são os " espíritos mais felizes". Ele cumpriu uma bela missão, deixando um legado precioso para muitas gerações. Fique na Luz!!!

Marie disse...

Em Vitória E.S. temos uma EM&T

Hoje 15/05/08 saiu no jornal "A GAZETA" daqui de Vitória

15 de Maio de 2008
BRASIL
15/05/2008
Líder da Rádio Táxi

Wander Taffo morre aos 53
Morreu ontem em São Paulo o guitarrista Wander Taffo, aos 53 anos. A causa da morte teria sido uma parada cardiorrespiratória. Taffo, que faria 54 anos no próximo sábado, ganhou fama nos anos 80 com o sucesso de sua banda, a Rádio Táxi. O guitarrista seguiu carreira solo em 1986. Na década de 70, o músico também integrou outros grupos como Secos Molhados, Joelho de Porco e Gang 90.

. Breyla IV disse...

Fiquei estarrecida quando soube...o cara era um monstro! grande perda pro Brasil, que ele tenha uma boa estada lá do outro lado ^^

;***

mari moura. disse...

Lamentável...

Estou triste junto com vc Kiko...
Eu sinto mto,embora o conhecesse pouco.
Fique na paz de Deus WANDER.....

mari moura.

Monica disse...

Grande perda mesmo.
Descanse em paz, Taffo.

SAtansemdente_... disse...

poxa, tb fiquei mt chocado com a noticia !
que descanse em paz

mê shimura disse...

"A música é a arte que mais nos aproxima do Criador"
Wander Taffo


Descanse em Paz.........

Adriana Camargo disse...

Kiko,
Eu também fiquei muito triste com a partida prematura do Wander. Todas as vezes que eu o encontrei no EM&T, ou nos shows ele sempre estava de bom humor, alegre e simpático.
A hora de partir ninguém sabe. É por isso que eu acho que não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Ele, por exemplo, criou a maior escola de música do Brasil no momento certo. Vc que foi aluno da escola sabe do que estou falando.
Wander obrigada por ter trazido o encanto da sua música prá nós!!!

ADRIANA CAMARGO

VITÓRIA ES EM LUTO disse...

"A GAZETA" Vitória ES

CADERNO 2.AG
16/05/2008
Música


Wander Taffo é enterrado em SP

Dois dias antes da data em que completaria 54 anos, o corpo do músico Wander Taffo foi enterrado, às 12h30 de ontem, no cemitério do Araçá, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Cerca de 300 pessoas passaram pelo velório do músico, um dos principais guitarristas do país. Participaram do enterro os integrantes da banda Rádio Táxi, da qual Taffo foi um dos fundadores, e outros músicos da cena paulistana, como o guitarrista Faíska. Taffo chegou a ser atendido em um hospital no sábado, mas os exames não detectaram nenhum problema. Não foi divulgado se a causa da morte teria sido uma parada cardiorrespiratória ou um infarto.

THÂNYA disse...

SEI BEM ESSE SENTIMENTO QUE VC DESCREVEU...
TAFFO ERA UMA PESSOA MUITO BACANA..!
DESDE QD COMEÇOU NO MENPHIS..UM PONTO MARCANTE NELE ERA A SIMPLICIDADE...!
FICAMOS POBRES...
MAIS UMA VEZ O BRASIL PERDE ...
BJS

Ariane Ferreira disse...

Infelizmente é chegada a hora de dizer adeus, que eu sempre encaro como um até logo.

O Wander era um cara diferenciado, sabemos que perdemos um grande músico-mestre, mas tivemos um perda pior, com sua ida perdemos UM GRANDE HOMEM!

samii disse...

Que Deus o tenha em um bom lugar... Pois é, uma perda para todos os guitarristas e por incrível que pareça, foi minha profª de Português que me contou tudo sobre a morte dele....Espero q após dessa fase, ele se tornará imortal entre nós...

Anônimo disse...

Não sei,mas quando eu ouvi que Wander Taffo havia morrido fiquei chocada...
Uns dias antes passou na TV sobre escolas de música..Mostrou o Wander dando aula...Fiquei com a maior vontade de conhecer a escola e pedia a Deus que ele fosse o meu professor..Só que o destino foi traiçoeiro.........E eu não tive a oportunidade de ir visitar a escola.......
Espero que ele vá para juntos dos caras do Rock, e que agora começa o tempo onde a mentira e a iniquidade não tem vez............

Ficará ele no céu lado a lado com Deus, acredito eu..

Meus pesámes aos seus familiares Wander........


E descance em PAZ!

Anônimo disse...

KIKO. ONDE VAI SER O WORKSHOP EM BRASILIA? QUE HORAS? BOTA TUDO AE PÔ. DIA 22

ivanildo disse...

é kiko , ele era uma pessoa humana , tanto no pessoal quanto no profissional, quem vai se esquecer de wando taffo ? ora estamos falando de um eterno ícone não é mesmo !

descanse em paz taffo !

Gy disse...

Meu, sempre perco seu end desse blog novo >.<

Bah, foda cara, eu conhecia o Wander e ele sempre me chamou de menina prodigia, pq era a caçulinha do IB&T...fazia tempo que não o via, fiquei mega chocada com a noticia no dia :S
Saudades, Kiko!
beijão.

Priscilla disse...

Putz soubemos da morte do Wander por tel., estavamos eu, o ale e eder no carro um professor meu, me ligou perguntando se eu ja estava sabendo... realmente é uma perda... e imediatamente lembramos de vc, por vc ter contado algumas historias sobre ele...
um perda!

Marie e Marianne disse...

Kiko e Amigos do Blog

Recebemos( minha filha e eu) esse e-mail da EM&T achei qu vale passar para todos a mensagem que m recebemos.
Queremos compartilhar com todos do blog

"Obrigado pelas palavras e por favor, não fiquem distantes, precisaremosde todos os amigos que juntamos nesses tempos de alegria onde
construímos juntos o sonho de se tornar uma grande escola, um reduto
de pessoas que se dedicam à música: a arte que mais nos aproxima
do Criador.
Esse texto abaixo, exprime como agiremos na ausência do Wander:
Um grande abraço"
Celio Ramos
EM&T-Escola de Música e Tecnologia
O território da música no Brasil
Você já nos visitou?
www.territoriodamusica.com

Um minuto de silêncio

Mestre...em um minuto não cabem as lembranças. Não cabem os bons momentos, as dificuldades.

Tão pouco cabem as recordações dos grandes desafios, da alegria das várias vitórias.

Em um minuto não vão caber os bons papos, os conselhos, nem as risadas. Não dá pra sequer

lembrar da camaradagem, ou mesmo de todas aquelas broncas bem dadas.

Sessenta segundos não comportam seus riffs, solos, ou melodias. Não dá nem pra citar

toda a ousadia de sua guitarra.

Em um minuto até cabe muito silêncio, mas quando o assunto é você, já não cabe mesmo quase nada!

Por esse motivo não vai haver silêncio algum. Nem de um segundo, nem de um minuto.

Vamos te mostrar que aprendemos a lição!

Vamos continuar fazendo todo o barulho que você um dia nos ensinou!

Contagiados por sua energia e por sua genialidade vamos tentar fazer de cada sonho uma grande história.

Silêncio não dá pra descrever a saudade de um grande amigo que sempre nos acompanhará em cada boa memória.

Pamella disse...

Foi uma grande perca para a música brasileira...
Mas ele nunca será esquecido por nenhum do meio...
RIP

beijos
PamÉlla

schwartz disse...

O ruim é a lacuna que forma com sua partida...

Mas muito fora deixado...
Um tempo eternizado... então...

Que ele siga em paz...

LaRa disse...

Há alguns momentos únicos em nossa vida! Dentre eles, encontrar aquele que no meio da multidão consegue por os olhos em ti, e ter a capacidade de passar o conhecimento, incentivar...realmente é um momento mágico! Tenho certeza que mesmo que ele tivesse ficado somente na tua memoria já valeria a pena. Ser mestre de alguém não é para qualquer um... =)

Abraço !

my mind disse...

Parabéns Kiko ^^
Vc conseguiu seu objetivo, e hj toca de tal forma que inspira muitos músicos, estava ontem em seu workshop no teatro dos bancários e adorei sua performance, vc realmente ultrapassou todas as expectativas (e não estou falando isso para ganhar camiseta xD) hehehe
beijão!
Mailine

my mind disse...

O Wander vai fazer falta, mas tenho certeza que ele tbm deixou um legado em vida que perpetuará..
Grande músico

Kay disse...

Eu nunca acompanhei a carreira dele nem nada.
Mas sei como é perder uma pessoa muito próxima.
Fica com Deus, Wander.

Anônimo disse...

descanse em PaS'
by:profeta da paz

Marcus Veni disse...

Kiko,

me senti perto do cara lendo suas palavras.

obrigado, Taffo,
e
obrigado Kiko, a vc também !

Evy disse...

Ehy Kiko,
sei un bravissimo chitarrista e ti ammiro moltossimo! Ti seguo da molto tempo o almeno da quando posso visto che sono giovane, sai anche qui in Italia sei molto apprezzato e conosciuto, cero in Brasile sei quasi un idolo nazionale :) sai sarebbe bello vederti in un concerto da solista il jazz è bello quanto il metal se non di più...Ti vogliamo bene anche qui e non vediamo l'ora di vederti dal vivo ^^
Bye Bye!

mari moura disse...

Olá meu guitarrista favorito!

Tdo bem? Kde vc KIKO??
Desculpe-me por usar esse seu espaço, mas estou com saudades.
Manda notícias...e diz ONDE ESTÁ o "ANGRA"??
O site de vcs Angra não está disponível. Ainda não resolveram
o assunto?
Beijus!...mari.

cassyzanovello disse...

Eh..
mto lindo oq escreveu..

era uma pessoa incrivel..

descanse em paz =/

Marcelo "Loureiro" disse...

É que Deus continue nos mandando pessoas como ele! Valeu Wander vc nos deixou uma real lição de vida!

Cacau disse...

Kiko,
Primeiramente, parabéns pelo seu aniversário (16/06), que Deus continue te abençoando.
Sinto muito pela perda do seu amigo e grande guitarrista, que ele esteja em paz.
Obrigada Kiko, por você está sempre descobrindo e brincando com novos ritmos.

Beijos e se cuida.

Marco Maia disse...

Não o conheci pessoalmente, mas sei da capacidade musical que tinha.
Vai com Deus, Taffo.

Abs,
Marco Maia - Aulas de Violão e Guitarra
www.marcomaia.net