16 de abril de 2009

EUROPA TOUR 2009









Sofrendo com frio aqui do vôo da TAM Londres-São Paulo vou contar um pouquinho do que aconteceu nas últimas três semanas em que eu viajei pela Europa.
Partida - São Paulo-Frankfurt:12 horas de martírio apertado em uma cadeira com um cinto atachado, comida requentada feita não para saborear mas sim para sobreviver. O piloto anuncia o “welcome abord” e o “desfrute nossa seleção de filmes e opções do cardápio”. Sarcasmo máximo, parte do trabalho, já acostumei.
Direto do aeroporto ao trilho do trem Tedesco para uma viagem de três horas para Basel na Suíça. Não podia perder as conexões, pois o workshop seria no mesmo dia.
A viagem seguiu tranqüila até a fronteira Alemanha-Suiça onde o controle policial costumeiramente entra no vagão para “averiguar”. Como o ponto de partida do trem tinha sido Amsterdã, local de libertinagem narcótica notória, quem vocês acham que eles foram “averiguar”? O mesmo que possuía uma guitarra e passaporte latino-americano, é claro.
Chegando em Basel fui para uma cidade vizinha de nome quase impronunciável e seguramente esquecível para deixar minha mala e preparar-me pra ficar apresentável para o workshop. Passado o work, o melhor da noite foi eu poder mostrar meu talento no pimbolim ou pebolim ou totó ( cariocas desculpem-me mas este nome não soa bem, é nome para cachorro), jogando contra os suíços alemães.
De Basel fui para Roma. Acredito que todos os caminhos que levam à Roma devem ter um guarda de fronteira que desconfia do passaporte azul-brazuca. Mais uma vez quebraram meu sono para revistar minha mala.
Em Roma tive tempo de dar uma volta pelo Coliseu e observar a alegria dos Japoneses tirando foto. Eles são sempre uma atração extra.
Contorça as pernas como se tivesse algum problema motriz, incline o tronco para um lado, torça a cervical para o lado oposto ao ponto do queixo quase encostar o ombro. Traga a mão ( qualquer uma, só para não complicar mais) com os dedos estirados em “V” de vitória e encoste a ponta de um deles na bochecha. Abra um sorriso e diga “xiiiizuu”. Esta é a nipo-pose básica.
Na foto acima a japa ousou em tentar outra pose e devido a demora o guardião notadamente, dormiu.

Depois do work em Roma fui para Modena. Terra da Ferrari, Masseratti e amplificadores Brunetti. O melhor foi dar um volta em uma igreja Medieval. A pedra quadrada da foto é onde o carrasco enforcava ou decapitava em praça pública os meliantes de outrora.

Depois direto para Aschafenburg ( foto) na Alemanha com direito a acordar às 5 da manhã para não perder o vôo. Manhã seguinte, Alemanha direto para Madrid.
Com alguns dias livres na capital Espanhola, procurei entender os horários deste país que todo mundo fala igual ao Romário, Lula e Vicentinho. Funciona assim: Acorde a hora que preferir, mas de preferência por volta das 9hs. Tome café da manhã, trabalhe um pouco. Pause para um “tapas”, isto é, guloseimas ibéricas. Trabalhe mais um pouquinho e pare para o almoço.
Daí dê uma dormidinha de duas horas ( siesta) e volte a trabalhar( mas só um pouquinho). Por volta das seis, pare para outro tapas e trabalhe mais um pouco. Lá pelas dez da noite vá para casa jantar. Balada? Esta começa as duas ou três da manhã e vai até as seis.
Na última vez que estive em Madrid descobri um recanto de ciganos que tocam flamenco. Fui lá de novo em um bar chamado Soleá ( foto) Uma salinha com uns 30 homens, onde todos menos eu fumavam. Uma névoa angustiante no ar, apinéia na certa. Mas o som... Violão flamenco e cada um em sua vez improvisando com o canto esgoelado e sofrido dos andaluzes... O som vale tudo .Vale o sacrifício, mesmo que no dia seguinte esteja tossindo como um asmático crônico.
De Madrid fui à Toledo, antiga capital da Espanha. Antes do império dos Reis católicos e a mudança para Madrid. Kikultura!
A cidade é fenomenal e bonita. Lá comi uns doces de marzipan feitos pelas irmãs enclausuradas. Freiras que não vêem a luz do sol, não vêem as pessoas deste mundo, sempre a esperar o Messias. Porém, escavações para descobrir ruínas na cidade, descobriram fetos bem debaixo das enclausuradas.
Nas ruínas dos Mouros, arruinadas de moral.

Depois de Toledo, Paris para um dia livre. Comer um crepe e assistir um show de Jazz Manuche. Os manuches são a vertente cigana que foi parar na França. Ótimos músicos sempre!
De Paris à Bordeaux para outro workshop, e da terra do “vin rouge” para Plymouth-UK para o último work.
Plymouth é o porto historicamente mais importante da Inglaterra. Dali saíram as embarcações para a Nova America ( Miflower), Nova Zelândia e Austrália.

Ao chegar na Inglaterra o contratante levou-me ao hotel para, segundo ele, dar um “freshing up”. Quer dizer, dar um a refrescada ( a palavra em inglês vem acompanhada de um tapinha com cada mão em uma bochecha). Não entendi bem, mas sabendo do histórico inglês onde nos idos tempos só a Rainha tomava banho, e isto era uma atividade semestral diga–se de passagem, compreendi a mensagem.Tradição da majestade incrustada na população. Ficamos nós com a nossa que é melhor. Vinda dos índios, que tomam banho todos os dias, com água corrente e limpa.

O último dia em Londres foi o típico de turista, com direito a London Bridge e tudo...
Agora de volta ao caos urbano paulista em contagem regressiva para os shows do Angra.

Abraços e beijos!
Kiko

45 comentários:

Heavy Metal Hamster disse...

asombroso, i dont know how to speak portuguese but is very similar to spanish (that is my native tongue) so i understood everything, awesome!

lol

Gabriela Morena disse...

Ei Kiko, bateu saudade de você, quando vi videos do Angra no youtube. Acho você demais. Toca muuuuuito bem e merece ser grande, pois o q vc faz, faz muito bem. Espero q seu cd venda bastante e q todos continuem admirando seu trabalho. Felicidades!
Bjão
Gabriela

Lucas F. Bittencourt disse...

Nossa, que show essas viajens!
Eu tenho muita vontade de conhecer a Europa! Deve ser um lugar maravilhoso!
Mas eu estou MUITO ansioso pra ver vocês aqui no Brasil! Quero muito ir pro show do ANGRA! Vocês farão show em Salvador?
Ah, Kiko, vou fazer um pedido de um grande fã: Por favor, será que você poderia fazer um comentario no meu blog? Cara, imagina só, um comentário SEU no meu blog... Seria a realização de um sonho!(só não seria perfeito porque ainda não tenho uma foto com você ^^)
É isso! se der, este é o blog:
www.furdunconosemaforo.blogspot.com
Abração, Kiko!

La Palha disse...

Boa viagem, querido! Com o tanto que você viaja, quando vc chega em Sampa é que você vira turista. Vai visitar o MASP, o Ibirapuera... ;) Queria muito poder ver um dos shows do Angra.

Beijos!

Gabriela Morena disse...

É impressionante como os latinos sofrem preconceitos de vários tipos. Adorei a descrição da sua viagem e principalmente a parte dos ciganos. Adoro a maneira como eles tocam e dançam. Bom saber q o Angra não acabou. Adoro a banda.
Bjos e mais bjos!
Adoro você!

Guilherme T. disse...

E ae Kiko estou ansioso para o show do Angra em Governador Valadares e se for possível me add no msn guilherme_tneves@hotmail.com se voce quiser e claro.
abrs

Vivian disse...

Kiko, que bom que deu pra aproveitar a viagem. Podia ter falado do museu do Cervantes. Quando você pára pra escrever saem uns textos bons, gosto das ironias e das descrições particularmente.

Kell disse...

Kikultura totalll ;D
Nossa, tour realmente cheia de experiência, diversões e contra-tempos xD
Mas você deve ter aproveitado muito, pelo jeitoo ;]

Caos paulista, querendo ou não faz falta xDDD

Beijos Kiko ;*

Sylvia disse...

Ora ora ora, se não é o "sr.me-pagam-pra-passear-e-enganar-moleques-com-papo-de-guitarra-e-eu-ainda-reclamo-de-comida-de-aviao."
Ja disse.. to morrrrrreeeeenndo de pena de vc...
Ser revistado por guardas... isso deveria ser sua rotina diária.. com essa cara de xinxeiro.. c deveria estar acostumado a ser revistado desde os 8 anos....
ok ok.. a descrição dos japoneses e do dia de um espanhol foi sensacional... cai de rir...
Agora.. KIKULTURA!!??? ahuahuhuhu
Essa foi fim de conversa total..
resumindo... morrendo de pena do pobre coitado ..........

Cristiane Foganholo disse...

Obrigada Kiko, por nos dar a oportunidade de viajar sem ao menos ter um passaporte.

Beijos!

Renata disse...

Poxa Kiko, só 12 horas de vôo? Tão pouco, hein? hehe. Viajar assim deve ser muito bom, mesmo que a trabalho. Infelizmente os brasileiros possuem uma imagem não tão boa fora do Brasil. É triste, mas é uma realidade para nós brasileiros que temos que viajar para outros países. Porém, a experiência de estar em um país diferente, é concerteza incrível. Suas fotos ficaram show! Estar na Europa deve ser por si só maravilhoso! Poder estar em um lugar histórico e poder aprender mais da cultura local. Deve ter sido muito legal conhecer Toledo. Na próxima postagem você poderia colocar mais fotos dessa viagem. =)
Bom... antes de ir, quero te desejar boa sorte com os shows e com a volta do Angra. Tudo de bom p/ você!
Beijos
Renata

ju_toledo disse...

Ahhhh muito legal as suas histórias!!! Bom que vc compartilha com os fãs...
Gostei da parte da pose dos japoneses. Eles são mesmo peculiares! São tão educados. Quem dera o povo brasileiro tivesse metade da educação dos japoneses (vc já esteve no Japão, então sabe da diferença gritante). Eu sou brasileira mas admiro muito os japoneses.
Agora, esse negócio de "japa" que vc escreveu, soa pejorativo. Já leu sobre isso? É considerado preconceito. Mesma coisa que "negão", "baiano" (quando não usado para se referir às pessoas que nasceram na Bahia), etc. Vc já devia saber... a não ser que tenha preconceito mesmo, como muitos brasileiros. Aí o termo "japa" se justifica.

Bjos! E sucesso!!! Aliás, adorei o som do Neural Code! Parabéns ao trio.

Anônimo disse...

Oi meu querido,muito bom saber das suas histórias,ver o seu sucesso fora do Brasil(pena que vc tem que passar por alguns contrangimentos que vc não merece)mas enfim...Vc (e seu talento) é muito maior que isso tudo,não vejo a hora de ver vc é o Angra aqui em Fortaleza.
Parabéns pelo seu sucesso

Um grande beijo,Abraços
Te Adoro!!!!

Érika

Luciana MN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana Camargo disse...

Olá Kiko,

Welcome to Brazil! Deve ter sido bem legal essa sua tour pelo "Velho Mundo". Depois quero ver mais fotos, hein! Essas que você colocou no Blog ficaram muito boas!
O show da volta do Angra esta chegando e também estou curiosa prá assistir!
Beijão,
Adri Camargo

Renato disse...

Essa suas palavras dão ainda mais vontade conhecer o mundo, com suas culturas diferentes, pessoas, histórias. Seja Bem Vindo a Sampa novamente e com certeza muita expectativa para o retorno do Angra.
Abraço

Pamella Gaiguer disse...

Já disse e repito: eta vida boa!
Tocar guitarra, viajar de avião, visitar lugares históricos... Não se esquecendo é claro das sempre e obrigatórias revistas policiais =D

Teria alguma graça sem essas revistas rotineiras no trem europeu? :D

beijo!
PamÉlla

Monica disse...

Ri muito com as suas aventuras... Mas "kikultura" foi a melhor!!! ashausahsuahsaush =DDD

Beijo!

Marina disse...

Kiko, também relatei parte da experiência em Londres incluindo a parte em que o vi em Camden Town. No site da MTV, em "blogs", o meu é o "Jet-lag".

Abracos.

Van... disse...

Adoro quando escreve sobre as viagens =)Textos sempre engraçados, que nos fazem viajar com você.
Agora é só pensar nos shows do Angra =)
Bjosssssssssssssssssssssssssss

Caroline disse...

Putz...q d+ essas loucuras europeias q te deixam extasiados por suas belezas e entediados pela desconfiança latino americana.....
Mas conhecer a Inglaterra concerteza é algo desconcertante e irrevogavelmente maravilhoso!!! mas prefiro nossa cultura em relação ah banhos...rsrs
Muitíssima sorte nos shows com o Angra e estarei lah em São Paulo concerteza!!!!
BJS

Anônimo disse...

Bom, apesar dos percalsos e desconfortos de uma viagem como essa... dá uma inveja do caralho!

Mell ' Back to Liiiiiiiiiife disse...

Kikultura hein!!!

Adorei a descrição dos "Japas" XD

haHAHhAHHAha

Bons shows com a volta do AngrA e no Sesc Consolação =D

Beijos

Hellen disse...

Caramba Kiko, que post!
Cuidado acho que os guardas quiseram dizer que você tem cara de exportador de maconha hahahahahha! Meu grande sonho sempre foi ir pra Londres, invejo-o muito, muitíssimo por causa disso.
E que história é essa de trabalhar "só um pouquinho" ? Vai trabalhar meu filho! Tem que levar o leite das crianças! haha brincadeirinha =D

Bom, é com muita satisfação que eu digo que eu faço parte desse caos paulista e também estou em contagem regressiva para o show do Angra! (Só 3 semanas hein!), já comprei meu ingresso! Quando ver uma ruiva gritando mais agudo que o Detonator, na grade, saberá que sou eu ;)
Hugs and Kisses!

Hellen

. Breyla IV disse...

Kikultura huhauheuhauhuea ri muito, saudade dos seus posts no estilo CVC (=P), dá pra imaginar tudo certinho ^^ ansiosíssima pro dia 15/05, bjos =*

Sat disse...

texto estilo CVC \o/
adorei a decrição da nipo-pose xD
tinha um feto na minha escola, é mto nojento!
Kikultura!
xiiizuu

Letíciaa. disse...

Kikultura!

Adorei!

Viajar pela Europa deve ser sensacional!



Beijo.

Anônimo disse...

olá meu lindo...como já falei antes adoro suas aventuras,passando mais uma vez só pra dizer que vc é esplêndido e que só falta 17 dias pro melhor show do ano aqui em Fortaleza,que maravilha!!!

grande bju,te adoroooo!!!

Erika

emi disse...

Kikultura!amei ...rs

Ana disse...

Europa.... putz meu sonho...Aproveite a viajem...

Visite nosso site:
Sempre Mais estética
- http://www.sempremaisestetica.com;
e também
Sol viver piscinas
- http://www.solviverpiscinas.com.br

Eles foram desenvolvidos pela
Namp
- http://www.namp.com.br

Francisco disse...

Caramba, muito massa essas historias nas suas viagens (ser revistado toda vez de ser f#@!)
tomara q um dia eu possa contar historias parecidas como musico.
Ainda bem q o Angra voltou e no show em Recife eu vou!!!!

Anônimo disse...

Pois é... nos jardins do Vaticano tb encontraram fetos enterrados... frutos dos relacionamentos entre padres e freiras.
Toda religião segue o lema: "Faça o que eu falo. Não faça o que eu faço."
Que beleza!
Há muita podridão do outro lado das aparências... (não só na religião. Em TUDO).

Maya! disse...

Falaaaaaa Sr loureiro!!,escapou de bauru dessa vez neh!!!,mas fica frio q dia 15/05 estaremos firmes e fortes lah em jau,heim!!!!
Bjaooo e ate la!!!

weinfurter disse...

Nossa deve ter sido muito loucas
essas viagens!! e cansativo também!!
meoo não vejo a hora de vocês fazerem shows!! cara você sabe o quanto eu to feliz por saber que o Angra não acabou xD!! eh isso ai, lute a vitória é certa!!

Lu disse...

Kiko, massa sua viagem!! Adoro as historias q vc conta aki, ahuah!
Contagem regressiva para o show!! Finalmente, hauua!!

Bjss

BethFernandes disse...

Pois é , dia 02/05 estará em Fortaleza, terra boa, minha terra.Estarei lá mais uma vez prestigiando o som de vcs e babandoooooooo!!!!!PArabens, e um ano de 2009 com muitos showssssss, voltem com tudo!!!!Um XEru!!!!!

Camelo disse...

e tu teve tempo de tomar banho nesse tempinho de ir prum lado e pro outro e fazer workshops?

hahaha
:P

dill disse...

Estou ansioso por um show do angra na bahia igual ao que foi realizado na concha acustica do TCA...inesquecivel esse show

Anônimo disse...

Grande kiko!
A cidade alemã ao lado de basel se chama Lörrach, nao é?! hauhuahhauh
Fui para la(basel) em fevereiro tambem! Snowboard na suiça é o que há.
Estou louco para ver o angra de novo!
YEAH!
Abraço!
Andre Botelho

Caroline disse...

Kikultura!
Que ótimo!

Mauthon disse...

I saw you in the Toledo's masterclass and it was very impressive. You're the better rock guitar player actually (just my opinion) and a great inspiration for me. Thanks for sign my guitar!!

Here is a shot: http://www.flickr.com/photos/davidcroqueta/3445374576/

I hope see you soon in Spain!!

Rafael disse...

Kiko vc toka muito cara! Eu sou um guitarrista e toko a seis anos, tenho 16 e sonho um dia tocar como vc! Abraços ^^

hellen disse...

AHHHHHHHHH adoroooo esses seus posts CVC!!!!!!

Kikultura total!!!!! xD

Bjinhos!!!!!!!!

luciana almeida disse...

Kikultura foi ótemo!!! rssss... eu gosto desse seu senso de humor sabia? Kikoisa não? :p

Escreve mais coisas dessas suas viagens.......
TE ADORO Kikito!

Bruno Hostil disse...

Cara, vc "anda" muito. Acho que quando entra em férias deve aproveitar muito bem cada dia. Mas isso é muito bom, velho. tudo fruto do seu trabalho árduo. Mais sucesso ainda para vc e vem aqui em Salvador, Bahia logo. Nem que seja para dar um OI na Boomerangue. Hehehe! Um abraço, boa sorte nessa jornada de 2009.