30 de abril de 2009

FULLBLAST


Além das novidades do Neural Code e shows do Angra, agora mais uma para vocês:

"FULLBLAST"

Meu novo cd solo gravado com Mike Terrana e Felipe Andreoli

Para saber mais já está no ar o novo site que mostra tudo e mais um pouco.

www.kikoloureiro.com.br

O texto do cd que também está no site

FULLBLAST



Depois do lançamento de dois álbuns que de tão diferentes poderiam até serem considerados complementares, pairava no ar a interrogação: E agora? Qual será a próxima empreitada de Kiko Loureiro?

O primeiro disco, No Gravity, baseou-se na veia mais agressiva e pesada de Kiko; um lado mais selvagem e atlético e no entanto complexo, com faixas nas quais o Heavy Metal é mesclado e fundido com a música brasileira.

Em seguida veio Universo Inverso, trazendo faixas mais subjetivas e de um refinamento que você quase pode sentir nas pontas dos dedos. Um álbum focado em criar um Fusion Brasileiro e Latino, colocando em uso a paixão de Kiko pelo jazz e a música tradicional do Brasil.

Mas o que esperar em seguida de um músico que com sua versatilidade já passeou pela noite e pelo dia de seu leque de influências? Que direção tomar? Qual seria o estilo predominante? Qual a formação e quais as características dos músicos colaboradores?

O processo criativo de um artista nasce da expressão subjetiva e incontrolável, cujo início se dá no coração, é filtrada pelo cérebro e flui para o instrumento. A inspiração para uma composição deve surgir sem pré-conceituação. FULLBLAST nasceu nessas circunstâncias. Fluindo naturalmente da energia do rock-heavy e temperado com os ritmos, sons e linguagens brasileiras.

A idéia deste trabalho é deixar aflorar a ambiguidade das personalidades musicais de Kiko, mostradas de forma pura seja em seus lados extremos ou em fusão. Encontram-se em FULLBLAST desde uma faixa de violão e percussão com raiz no puro samba, até uma faixa de puro Heavy Metal que resgata as origens musicais do guitarrista no começo do Angra.

A meta principal durante a composição do álbum foi encontrar uma linguagem em que estes universos musicais encontrassem uma intersecção, convivessem em harmonia e se complementassem.

O “terceiro lado” desta dialética musical de Kiko Loureiro é a paixão por orquestração e música erudita que Kiko ainda não havia expressado de forma tão contundente em seus projetos solos mas que estavam presentes no Angra. FULLBLAST traz o resultado do desafio de transcender estilos e suas limitações misturando ao máximo as informações e ainda assim mantendo coesão e uma sonoridade particular.

Faixa à Faixa:

Headstrong
O riff de entrada me traz à memória os meus bons momentos procurando aprender as técnicas e músicas do Eddie Van Halen. Os temas principais traduzem o que eu mais ouvia logo após meus primeiros dedilhados na guitarra, como por exemplo Steve Vai e Satriani. O interlúdio é uma quebra jazzista que ocorreu futuramente nos meus estudos. A parte latina em 7/8 que surge em seguida é pura influência dos últimos anos com o trabalho “Universo Inverso”. Nesta música acredito ter encontrado a forma de mostrar a minha história musical. Headstrong funciona como uma viagem aos meus aprendizados de forma claramente cronológica, sem no entanto ter sido feito de forma premeditada.
Portanto Headstrong (de cabeça erguida) seguimos a vida para receber, absorver e evoluir.


Desperado

Por algum motivo que desconheço, a introdução cria na minha cabeça imagens dos Desperados, ou daqueles Zapatistas mexicanos e claro da imagem dos Cangaceiros brasileiros. Assim por reflexo instantâneo deixei este nome.

Essa faixa é uma viagem de ritmos e texturas bem brasileiras e pesadas que se fundem buscando sempre algo novo para mim. A percussão está propositadamente presente para criar esta sonoridade. Gostaria de ressaltar o berimbau afinado com as guitarras criando uma textura nova dentro dos meus trabalhos.

As tonalidades variam constantemente, e criam atmosferas diferentes. Não só na instrumentação, mas a harmonia é fundamental para criar camadas sonoras variantes. Senti como uma missão e uma experimentação, buscar arriscar mais nas percussões e harmonias brasileiras.


Cutting Edge

O desafiador que mora dentro de mim sempre aparece com estas idéias. Melódica e rápida, esta música é uma desafio para mim e para quem toca ou pelo menos aprecia a plasticidade, tensão e emoção que a velocidade traz.


Excuse Me

Gosto sempre trabalhar com contrastes no álbum, as notas rápidas e harmonias complexas com baladas em tom maior. Trazem paz quando as toco. As notas longas e espaços são ótimos para explorar a expressividade da guitarra que é, afinal um dos instrumentos que proporcionam uma riqueza infinita de expressão.
O título e clima da música está relacionado ao sentimento de quando você desaponta alguém que gosta e respeita.


Se Entrega, Corisco!

Quem não conhece a frase do filme do Glauber Rocha? “Deus e o Diabo na Terra do sol”. A trilha sonora, que já conheço desde pequeno, é uma das obras primas da música brasileira e a cena é das mais marcantes do nosso cinema.

A música tem toda o clima do Nordeste brasileiro e apesar de não ser um, posso dizer que moro em São Paulo, a maior cidade nordestina do Brasil.
Vale dizer que os sons da introdução sou eu conversando com um vendedor de cd pirata no largo treze em São Paulo. Lá encontramos vários filhos de Corisco vendendo CDs a dois reais.


A Clairvoyance

Em uma tarde de chuva compus esta música. Partiu de uma pequena idéia que eu já tinha e que virou parte da música Waiting Silence do Angra. A partir da mesma idéia inicial criei esta música.

O violão que está com afinação de viola caipira traz a qualquer execução uma forma mais intuitiva, pois afinal as notas estão todas “fora” de lugar. Assim o caminho que os dedos conhecem não funcionam e o cérebro fica perdido, esperando só a percepção sonora. Clairvoyance é aquele que enxerga além, uma situação quase de percepção extra sensorial...


Corrosive Voices

Não há mais representativo instrumento da musica brasileira que o berimbau.
Ele apresenta o riff principal da musica, um samba em 7/8.
Esta faixa também busca uma nova perspectiva para um heavy metal bem brasileiro.
Diversos trechos mais velozes contrapondo com sons pesados porém com ritmos genuínos brasileiros.


Whispering

Esta é a faixa mais antiga do álbum. Já tinha composto parte da melodia em casa e a parte B em um momento de espera antes de entrar no palco para uma apresentação na Tailândia.

Mais uma semi-balada bem ao estilo americano pop, que estão sempre em tons maiores. A tradição da musica latina e/ou portuguesa que nos influenciou muitas vezes é bem mais melancólica pelo fato de estar sempre em tons menores.
O tom maior deixa a musica mais feliz e esperançosa, porém para não deixar de lado a raiz, coloquei no final um longo improviso bem latino em tom menor para não esconder a melancolia que temos dentro da gente.


Outrageous

A dialética e dualismo de uma melodia repetitiva contra um riff mais furioso é o conceito desta música.

Inicia com uma das minha predileções, uma atmosfera World Music, com orquestrações e derbak que incita um som mais arábico. Mistura as três coisas que gosto muito de tocar, violão, percussão e criar orquestrações.

Esta lembra muito o Angra, não só pela velocidade constante da bateria mas pelo estilo de Riff e melodia.





Mundo Verde

Contrastante com a faixa anterior, esta é um puro samba. Sempre tive e terei orgulho da nossa música, com sua união de complexidade e capacidade de atrair qualquer um, mostrando a real possibilidade da convivência entre erudito e popular. Sem Power Chords e muitos acordes complexos, este tema mostra o extremo outro lado da minha musicalidade.
O título soa ecológico , mas no fundo o verde vem da musica estar em D maior. Por algum motivo sinestésico, sempre ouço”verde”quando toco um Ré maior.


Pura Vida

Em Costa Rica as pessoas se cumprimentam com o “Pura Vida” uma mensagem bonita que transmite que “a vida é bela”. Sempre indicando vibrações positivas para o próximo.

Esta faixa , baseada inteiramente em um Maracatu, foi a ultima do álbum. Em meio às gravações da bateria, achei o álbum estar muito complexo e precisando de uma musica que respirasse mais. Algo que não tivesse, solos complicados, bateras nervosas. Só queria que a cor Pura Vida aparecesse na melodia, que fosse singela porém de cor viva.

Compus a idéia em uma noite antes de voltar para o estúdio para o ultimo dia de gravações de bateria. Criamos o loop do Maracatu e pedi para o Mike tocar sobre e ouvir os acordes.

A melodia simples com as percussões e orquestrações formam uma camada boa para criar melodias com muita expressividade.

As It Is, Infinite.

Turnês, quartos de hotel, tour bus, avião e salas de espera são mundos muito solitários. Assim meu melhor amigo acaba sendo o violão. O tempo passa sem questionar e esta sensação de atemporalidade sempre aflora boas idéias e composições que refletem e transmitem em notas e acordes os momentos ali vividos.

Adoro o som do acorde menor com sexta. A música está cheia deles, e em diferentes tonalidades.

49 comentários:

Anônimo disse...

Olá,que ano maravilhoso esse para nós que somos seus fãs e do Angra,dois trabalhos seu e a volta dessa banda tão querida...e muita emoção pra um inicio de ano,e no meu caso um pouquinho maior que os outros por que Fortaleza vai ser a 1ª cidade a receber o Angra com o Primeiro Show da Tour Mundial e já e agora sábado dia 02/05,que massaaaa...tô muito feliz

Te Adorooooooooo muito
Um grande Bju e até sabado

Érika

Anônimo disse...

Que maravilha Kiko!!!
Mal posso esperar para ouvir seu novo album, tenho certeza q vc arrasou como sempre!!
Concordo com a Érika aí de cima, nesse início de ano vcs estão nos dando diversas surpresas..e eu estou amandooo!!
Beijoooossss
E muuuuito mais sucesso para ti!!
;***
*Nanda*

Suzy disse...

Eu estava esperando pelo lançamento de mais um álbum solo seu.:) E colidindo com a volta do Angra melhor ainda.
---
O site tah lindo, parabéns p/ o designer.^^
Até 24/05 em Porto Alegre.

Beijos e eternas energias positivas.:)*

Anônimo disse...

Olá Kiko.
Tenho visitado o seu blog e percebo o quanto vc trabalha. Muitos acham que o sucesso caí no colo e não percebem que atrás existe muito suor e sangue.
Parabéns pela disposição. Você é um exemplo vivo, não só para os músicos mas para toda a nação brasileira. Pés no chão, trabalho e dignidade.
Abraços,
BRUNO - Brasília/DF

Renato disse...

Pelas descrições já estou ancioso em ouvir FullBlast. Com certeza este álbum deve ir além, como foi os dois primeiros. No Gravity bem pesado e emplogante, mas com faixas bem reflexivas como Feliz Desilusão. E o que dizer de Universo Inverso, totalmente diferente do primeiro, um som bem agradável para se ouvir à noite e relaxar. Parabéns pelo seu trabalho e criatividade.
Abraço
Renato

Anônimo disse...

Algum tempo atrás vi uma reportagem onde você disse que queria ser biólogo, que chegou até a cursar a USP...Garanto que Darwin não ficaria triste ao ver que um dos seus "futuros pupilos" se tornou um dos maiores guitarristas do Brasil!!!
Nós que somos biólogos agradecemos por vc ter tomado outro rumo! (risos).
Um abraço,
Bárbara Vilela (Recife -PE)

La Palha disse...

gostei do texto. ;)

Kell disse...

Kiko!
Mais uma vez parabéns pelo show de ontem ;]
Foi muito bom ;D
Estou curiosa para ouvir esse novo CD, mandarei críticas em breve :D

Beijos,
Kelly

Monica disse...

Parabéns pelos CD's e pelo retorno do Angra.
Bom show amanhã e que dê tudo certo!

Beijo grande!

Pikachu Sama disse...

Parabens Kiko! Mais uma vez mostrando toda sua criatividade e regionalidade musical para o deleite dos seus fãs! Fullblast ficou devastador!

Luciana MN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elis disse...

Parabéns mais uma vez por esse trabalho excepcional!!!
PERFEITO pra variar né gato...

Bjokas,
Elis

Anônimo disse...

OI KIKO,

Não preciso dizer o que vc já deve saber. Vc É O MÁXIMO. Mas não fique metido, hein...MENINO VC É MELHOR DO QUE O SATRIANI E O STEVE VAI JUNTOS. Seus acordes são mais que perfeitos.Por favor não corte esse cabelo que é linnnnndo. Queria ter nascido aí pertinho de vc, ser sua prima, irmã, namorada,alma ou fosse o que fosse só para te ouvir tocar o dia todo.
Por favor, vem fazer show em Curitiba. De preferência no fim de semana para que eu possa amanhecer te ouvindo.Te acompanho faz um tempão.Vc é o Deus da guitarra brasileiro cara!!!
Vem vem vemmmmmm.
Nilva Medjai

Nilva Miranda disse...

OI KIKO,

Não preciso dizer o que vc já deve saber. Vc É O MÁXIMO. Mas não fique metido, hein...MENINO VC É MELHOR DO QUE O SATRIANI E O STEVE VAI JUNTOS. Seus acordes são mais que perfeitos.Por favor não me corte esse cabelo que é linnnnndo. Queria ter nascido aí pertinho de vc, ser sua prima, irmã, namorada, fosse o que fosse só para te ouvir tocar o dia todo.
Por favor, vem fazer show em Curitiba. De preferência no fim de semana para que eu possa amanhecer te ouvindo.
Vc é o Deus da guitarra brasileiro cara!!!
Vem vem vemmmmmm.
Nilva Medjai

Vivian disse...

Chique William Blake

Mrs. Malhame disse...

Aguardando ansiosamente seu Workshop em Vitória!

Drika Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

Muito bom!
Acho que ficou uma fusão perfeita! Música que une elementos brasileiros com algo de metal. Uniu No gravity com Universo inverso, ficou maravilhoso!
Particularmente ainda prefiro No gravity, acho melhor album solo de guitarra já lançado, mas o FULLBLAST está perfeito!

Abraço!

Maurício disse...

kiko, muito legal o site novo, mas, por favor, tem que ter versao em portugues né?


Abraços

Anônimo disse...

Olá meu querido,estou passando aqui só pra agradecer ao espetaculo que foi apresentado aqui em Fortaleza,foi um show indescritivel,maravilhoso ainda estou sem palavras e como falei pra vc na saida do camarim "não acredito" que vi essa banda fantastica de volta e que vi essa pessoa tão maravilhosa e linda que se chama Kiko Loureiro,vc é simplesmente o MELHOR não tem igual.te adoro muito....bju e valeu

Erika

Van... disse...

Muito bacana o texto "Fullblast", adorei o faixa à faixa. O cd deve ser maravilhoso...
O site ficou lindo=)
Bjossssss

Anônimo disse...

Winds of Destination (temple of shadows ) and Speed( fireworks)
please!!!!!!!!!!!
saludos desde chile !!!

Anônimo disse...

Muito legal voce ter lançado
esses dois cds.
Na 1ª oportunidade comprarei
e vou conhecer melhor esses trabalhos.
Quanto ao novo site,não consigo
abrir de forma alguma.
Sempre aparece: "operação anulada."
Sucesso na tour com o Angra +
Sepultura.xD

Anônimo disse...

Parabéns Kiko, disco sensacional, mistura de texturas da nossa musica brasileira e sua diversidade juntando com a técnica apurada de um dos melhores guitarristas do Brasil não podia sair resultado diferente. Parabéns pelo grande sucesso, parabéns também pelo grande retorno juntamente ao Angra, o espetáculo aqui em Fortaleza foi sem precedentes. Parabéns novamente, deixar registrado: a faixa Whispering é surpreendente.

Abraços
Daniel Campos

Caroline disse...

Que maravilha!!!!!!estou anciosa para desfrutar mais um de seus espetaculares trabalhos!!!
estou muito feliz por vc e pela volta do Angra.....Muitos Sucessos!!!
Ah....e venha fazer um workshop aki em São José dos Campos....pq a galera aki eh muito Fã de ti!!!!!
bjokas

Caroline disse...

Que maravilha!!!!!!estou anciosa para desfrutar mais um de seus espetaculares trabalhos!!!
estou muito feliz por vc e pela volta do Angra.....Muitos Sucessos!!!
Ah....e venha fazer um workshop aki em São José dos Campos....pq a galera aki eh muito Fã de ti!!!!!
bjokas

carla silva disse...

olaaa kikooo
adorei o blog!!!
confesso que nunca fui muito fã de rock metal.sempre namorei meninas que gostavam de mpb e minha familia segue o mesmo estilo.ate namorar uma tal de elizia que é completamente louca por angra e principalmente por um tal de kiko loureiro,rsrs.
logo ouvi algumas musicas do angra e adoreeeeeeeeeei e ca estou no teu blog pra conhecer mais um pouco desse artista maavilhoso que tanto ouvir falar,rsrs.
vi no seu site que voce e o angra farão um show aqui no rio e concerteza estarei la.mas ha alguma possibilidade do pessoal chegar ate o camarim?tem q pagar alguma coisa?enrolar alguem?adoraria conhece-lo pessoalmente!!
um grande beijo e desde ja agradeço a atenção

querendo entrar em contato ou mandar uma resposta
email:carlita_fogo@hotmail.com

Guilherme T. disse...

Muito bom cds parabens Kiko. Eu tenho o primeiro neural code e o primeiro fullblast de Governador Valadares rsrsrss.

Lígia disse...

Muito, não vejo a hora de adquirir o meu cd!
Aproveitando, gostaria de dizer que você foi incrível ontem no via funchal com o angra! Gostei muito das suas "brincadeiras" com a guitarra e do seu jeito de tocar, e dos solos que estavam um pouco modificados, mas muito bons! eu toco guitarra e com certeza vc é a minha maior influência! Continue trazendo alegria para as pessoas!
Um abraço

Kelly disse...

Esse CD está maravilhoso Kiko, simplesmente.
Ele é extremamente viciante, as introduções com violão são muito boas e dão um toque a mais às músicas.
Parabéns por esse trabalho ;D

Beijos,
kell

Anônimo disse...

Oi, Kiko. Td bem? Lembra ainda de mim? Tô tentando uma maneira de falar com vc há dois anos, sabe pq? Porque não tenho mais o seu e-mail, ficou no hd do computador antigo, que, por sinal, continua aqui,mas eu não sei aonde. Posso deixar as coisas lá no conservatorio e depois vc pega? Tá certo que eu gostaria de vê-lo,mas como tá cada vez mais difícil... Parabéns pelo show, e eu ainda nao tive tempo de escutar os cds, então, desculpe mais só vou comentar depois. Se cuida . Bjão
da fã e amiga de 12 anos Claudia(lembra?)Tentei pedir pra Patricia ( do Souza), mas não rolou.

Anônimo disse...

Saludos desde Costa Rica


PURA VIDA

bozosk8rock disse...

da hora...parabéns
a capa também é da hora!!
vai ter playback esse também??

Dyah Prabaningrum disse...

listening to Fullblast just like listening to no gravity and universo inverso at the same time. nice, creative and genious... :thumbup:

can't wait to see you in Indonesia (or Singapore)

hugs,
Dyah

Adriana Camargo disse...

Oi Kiko,

Eu adorei esse novo Cd o Fullblast. Ele realmente mostra um pouco mais do seu "cérebro musical", lembra disso?
Beijão,

Adri Camargo

Denise de Oliveira disse...

Kiko, achei seu cd lindo, assim como o site também.
Espero vocês aqui em João Pessoa/PB.
Até lá

carol disse...

Kikoooooooo adorei o fullblast!!!! Está de parabéns!!!!
AHH já ficou sabendo o que a famosa 'Joelma' anda aprontando com vc por aí? Nós, seus fãs, estamos de olho nela! Cuidadooo

Bjoooos!!!! E quero show do fullblast logo!!!! :}

Cíntia disse...

A VERDADEIRA ARTE DE VIAJAR

A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!
(Mário Quintana)

thaynara talloraco disse...

putz cara que trabalhor legal que vc desenvolveu ,eu estava ansiosa p/ ver esse trabalhor e ameiii muito ,,mas tipow vc ainda da aula particular?,pode ser o preço que for eu quero pegar aula com o kiko loureiro ,meu pai tem tentado fala com vc pessualmente mas sempre alquem fala iiii o kiko e mei dificil iiiii tenta outro ..vc pode se super ocupado mas vc deve te um preço .deve sim! .eu quero aula particular ,deixa eu terminar o terceiro ano e já vou prepara o cheque vc vai ser meu professor particular !!!=] bjs

ass:talloraco

Drika Bastos disse...

Nossa...Kiko o Fullblast está incrível!!!
Parabéns!!! É um cd cheio de virtuosismo...world music...com aquele tempero brasileiro...que deixa os "gringos loucos"....
Adorei... "Excuse me" é uma música pra se apaixonar.....estou ouvindo-a agora....faz meu coração feliz...você colocou muita alma e coração como sempre...por isso seu trabalho é tão maravilhoso!!!
Estou com saudades...faz tempo, que não te vejo tocar ao vivo...
Beijos...no coração...
Drika

Drika Bastos disse...

Nossa...Kiko o Fullblast está incrível!!!
Parabéns!!! É um cd cheio de virtuosismo...world music...com aquele tempero brasileiro...que deixa os "gringos loucos"....
Adorei... "Excuse me" é uma música pra se apaixonar.....estou ouvindo-a agora....faz meu coração feliz...você colocou muita alma e coração como sempre...por isso seu trabalho é tão maravilhoso!!!
Estou com saudades...faz tempo, que não te vejo tocar ao vivo...
Beijos...no coração...
Drika

Drika Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ju vieira disse...

AHHHHHHHHHHHHHH adorei o cd!!!!!!
To com saudade de te ver....

Ahhhhh, a Simone ficou encarregada por nós, seus fãs, a te alertar sobre a "Joelma"..... em breve vc vai receber um recado dela...

Bjusss, saudades de vc e de te encher o saco..... rsrs

Mandinha \o/ disse...

'Por algum motivo sinestésico, sempre ouço”verde”quando toco um Ré maior.'
HAUHAUHA caraaaca, D maior realmente lembra verde! eu nunca tinha pensado nisso =O
beijundas =**

Gabriel disse...

oi kiko!!!....sou um fa´ o buenos aires!!!...muito bonito o show 3 de junio!!!...voce um guitarrista increible!!!...."tocas com el corazon"...y eso se nota!!!
saludos desde argentina.....maestro!!!!!!!!!!!!

renata s. pelegrini disse...

Até que enfim chegou meu cd do Fullblast!
Já pude ouvir com atenção e gostei muito!!
Sabe uma coisa que eu queria te perguntar.... vc é tímido ou é impressão minha? Nossa, sempre que te vejo vc me parece MUITO MUITO tímido. Tipo, está escrito no seu rosto: "Eu sou muitooo tímido".... Só uma vez que te vi bem solto mas era porque vc estava bebendo cerveja e estava visivelmente alterado rssss.... mas prefiro vc natural, sem o efeito da bebida....afinal timidez é um transtorno psicológico normal hoje em dia. E o efeito do álcool faz com que as pessoas se comportem de maneira patética). Prefiro vc com sua super timidez do que extrovertido graças a bebida.

bjoos, senhor mega tímido! E parabéns pelo cd!!

Lipa disse...

Caraças pá!
Tenho andado tão distraída que nem sabia das novidas! Tenho que ver se ouço esse tal de FullBlast.

Anônimo disse...

Hoje ouvi Excuse Me e senti uma saudade tão grande de vc... como se vc fosse algum velho conhecido meu, desses que a gente senta e conta sobre a vida, tomando um café casual. Depois acabou a música e lembrei que vc é apenas uma estrela cadente, bem distante e impessoal.

Tô triste de saudade de falar um Oi pra vc. Talvez seja culpa de Excuse Me, que me tocou demais.

Bjo.

Joni Aguirre disse...

Me gusto mucho la explicacion de cada tema! :D
Saludos desde Argentina