13 de março de 2010

Mais um Blog da Guitar Player

Mais um texto que saiu na Guitar Player nas edições de Banca.Espero que gostem!


A BELEZA DE TOCAR JUNTO
De volta à Europa! Duas semanas antes de começar minha turnê de workshops e shows com o Angra, estou nas terras geladas da Finlândia, justamente quando o sol aparece no céu límpido pelos ventos do norte anunciando o inverno e seu frio de tremer os ossos. São dois meus objetivos no país nórdico. O primeiro é, de forma solitária, dar continuidade à criação de músicas para o novo trabalho do Angra. O segundo é compor com músicos profissionais para conseguir que algum intérprete local se interesse pelas músicas.
Composição engloba diversas facetas. Comentei no blog anterior sobre criar com alguém familiar, seja de sua banda ou um amigo, e é basicamente isso que tenho feito em toda minha carreira enquanto guitarrista do Angra.
Agora, recebi o convite para tentar compor com pessoas que nunca vi em minha vida. Parece estranho, mas se analisarmos o lado psicológico da criação, esta situação tende a ser interessante e profícua. Contrário ao que falei anteriormente em relação a ter um parceiro amigo a quem você possa mostrar suas intimidades criativas e musicais, um estranho – inibidor, a princípio – pode ser um catalisador de pensamentos. Dois músicos de diferentes culturas, vivências, estudos e tradições podem originar energia, simplicidade e entusiasmo peculiares na hora de criar uma obra.
Inicialmente, não há forma, estrutura ou estilo musical. Afinal, como a meta é que surja uma boa composição para, depois, ser oferecida ao artista que tenha maior identidade com ela, até mesmo o conceito musical – tão necessário na hora da criação – torna-se secundário.
O importante é a fluidez de pensamentos, escutar um ao outro, criar um espelho, conectar-se ao que se ouve mesmo não sabendo o que virá, mas antecipando situações e sensações e alternando liderança e obediência. Se a estrutura não existe, ela logo aparece nos primeiros momentos e o conceito nasce espontaneamente. Diferentes personalidades trazem também distintas formas de expressão de criatividade. É bom perceber isso e corresponder a essa diferença sem impor qualquer tipo de hierarquia ou categorização.
A busca é o “terceiro indivíduo”, único e original, o resultado de dois caminhos de pensamento.
Reconhecendo esta psicologia da criação, compositores locais me convidaram para que tivessem algo novo e diferente de seus usuais colaboradores. Para mim, uma nova experiência, assim como para eles. Nada fácil, porém, porque são horas e horas de tentativas muitas vezes em vão e inócuas. A dialética da inspiração versus transpiração, do dom através da dádiva versus domínio através da dedicação. Compor também é prática e exercício. Como disse Igor Stravinsky:
“Quando escrevo meu trabalho, não posso separar o esforço espiritual do esforço psicológico e físico. Eles me confrontam no mesmo nível e não apresentam hierarquia”.
Não deixe de visitar meu blog no site Guitar Player: http://kikoloureiro.guitarplayer.com.br. Você pode sugerir temas para esta coluna pelo e-mail info@kikoloureiro.com.br. Dúvidas e comentários são sempre bem-vindos. Siga-me também no Twitter: www.twitter.com/kikoloureiro

22 comentários:

TANA disse...

QUE INTERESANTE, QUE BIEN EXPRESADO KIKO, COMO SIEMPRE, PERFECCION EN TODO. NO DEBE SER FACIL ADECUARSE A ARTISTAS DESCONOCIDOS,PERSONALIDADES, ESTILOS, IDEAS, PODER LOGRAR ESA DINAMICA EN LA CUAL POR MOMENTOS LIDERAS Y EN OTROS MOMENTOS SOS LIDERADO, ES TODA UNA EXPERIENCIA Y UN DESAFIO, PERO DESCUENTO QUE SALDRA ALGO MARAVILLOSO DE ESTA EXPERIENCIA. MIS MEJORES DESEOS Y GRACIAS POR COMPARTIR TAN VALIOSA EXPERIENCIA, ES SUMAMENTE INTERESANTE TODO LO QUE NOS CONTAS Y LO HACES DE UNA MANERA, QUE HASTA PODEMOS SENTIR QUE LO VIVIMOS A TRAVES DE TUS OJOS...GRACIAS POR ESO, REALMENTE LO VALORO.

Luísa. disse...

É realmente muito engraçado de ver como o caminho da composição pode tomar caminhos tão opostos. E acredito que os resultados não devem ser muito diferentes (em matéria de qualidade), mas com alguma divergência cultural ou até harmônica. A música é uma mistura de cada pedacinho da gente com o lugar onde a gente vive, e se juntar a música pessoal de dois, surge uma terceira música, uma música quase global!!
Isso é de fato MUITO interessante. Adorei o texto, adorei mesmo. Se eu tivesse mais dinheiro, compraria a Guitar Player, mas como não tenho... vou continuar lendo o blog mesmo!! Não deixe de divulgar no Twitter, tá? Abraço enorme.

Flávia Balboa disse...

Oi Kiko! Baita tempo que não passo por aqui...
Boa sorte aí nas parcerias e no processo de criação com o Angra!
Beijo!

Laura T. P. disse...

Achei muito inspirador!

GuitarTech disse...

muito interessante kiko...
blog mto legal
qdo puder de uma conferida no meu


www.guitartechnical.blogspot.com

GuitarTech disse...

muito interessante kiko...
blog mto legal
qdo puder de uma conferida no meu


www.guitartechnical.blogspot.com

Caio disse...

Muito boa essa dica Kiko vlw mesmo kra vc vem sempre se superando a cada ano cara Parabéns

assim o Neural Code é Porrada na orelha \õ

roberta iluar disse...

Bom Trabalho!!

rocha_nelio@yahoo.com disse...

Igor Stravinsky! Adoro! Não dá pra não se arrepiar com O Pássaro de Fogo, um monumento sublime à música!Que referência! Não é à toa que você está entre os melhores!Filma um vídeo seu tocando o choro número um de Villa-Lobos e põe no you tube!Por favor!Abraço!
ps.:Tô no countdown pro novo cd do Angra!!!!

talloraco disse...

cool! men, always with great genuineness of his words shows that you have much to offer as a guitarist and as I said Adrian Smith (irom maidem and friend) does not just have a lot of theory is not known use of a clean! hope see your show soon! hug Kiko Loureiro.
carefully: talloraco

Suzy disse...

“Quando escrevo meu trabalho, não posso separar o esforço espiritual do esforço psicológico e físico. Eles me confrontam no mesmo nível e não apresentam hierarquia”.


Adorei essa parte; é o mesmo que sinto quando faço o meu trabalho (sou escritora...

Até mais, Kiko!

MR disse...

O vocal do meu disco é um canadense!!! exatamente nesse contexto : eu nunca o vi pessoalmente, porem gostei da voz dele, ele que sempre trabalhou com pop esta adorando cantar metal !!!!

\m/

Litha disse...

Finlândia? FDP! to me matando aqui pra juntar grana pra fazer um intercâmbio!
Te odeio, ok?

hahahahahahaha

Vanessa Boscarioli disse...

O que é novo traz inspiração, tesão, causa frisson, traz boas idéias, inusitado, mesmo que estas demorem a surgir. Adorei teu blog, sou fã do teu trabalho há muitos anos e acredito sempre nele. Você é demais. Te amo!!

Papel Teixeira disse...

Kiko gostei dessa ideia de compor com um "Desconhecido", eh meio q assustador, mas parece ser bem interessante, pode ser bem produtivo!!!!
E eu to na espectativa p/ esse novo Album do Angra,(Apesar de ser a minha maior influencia), esse vai ser o unico trabalho q vou acompanhar o lançamento!!!

vlw kiko boa sorte nesses trabalhos!!!

e da uma olhada no myspace da minha banda!!!!
comenta lah!!!!

Abraço
Papel Teixeira

Papel Teixeira disse...

Como vc vai ver meu myspace se o Jegue aki num manda o link!!!

kkkk

ai vai!!!

www.myspace.com/afenic

vlw
abraço

HUDSON VIANA disse...

O KIKO É UM GÊNIO ADMIRAREI A MINHA VIDA INTEIRA ESTE MÚSICO SEM PALAVRAS!
ABRAÇÃO KIKO

Tecnogaia Engenharia do do Brasil. disse...

Oi! Kiko Tudo bem? Está lembrado de mim? Então, adorei esse texto. Acho que você deveria ser escritor rsrsrsr. Escreve muito bem, tem um bom português. Seus textos são bem inspiradores. Principalmente para quem está com 33 anos iniciando nos estudos de guitarra rsrs. A música me ajuda muito na concentração da qual eu preciso no meu dia-a-dia. Sou da área de exatas e não posso marcar bobeira no meu serviço. A persistência de fazer o melhor possível é um treino fabuloso para quem deseja tornar-se um bom profissional. Quando ficar boa agendarei umas aulas com você rsrsrsrsr. Você precisa vir mais para o Vale, fazer outros Workshop, ou até mesmo um Show Solo ou com a Banda Angra. Os músicos daqui do Vale do Paraíba prestigiam muito o seu trabalho e o da Banda Angra. Vou ficar aguardando, tá! Um beijão e tudo de bom.

Luciana MN disse...

Acho que se eu ler mais uma vez esse post eu vou pirar...XP

equipe guitar-world disse...

olá Kiko, começei a fazer um blog, e gostaria que você de uma olhada nele. (se possivel comente!)
pessoal, para quem está lendo, se possivel de uma passada la no blog!
bem, o e-mail é: info.guitarworld@gmail.com
muito obrigado.
João Vitor- Equipe Guitar-World Bauru (GWB)

segio disse...

Parabens Kiko
Que vc e o Angra juntos possam fazer um otimo trabalho como sempre foi feito.Parabens pelo blog legal mesmo.
Ate mais e bom trabalho ae!Um abraço

Ingrid disse...

o meu bem aparece pra dar um oi saudades ... "a menina"